Especial: Lançamento "Animais Fantásticos e Onde Habitam" ilustrado - Entrevista com ilustradora

07/11/2017

O novo e colorido livro mostra o trabalho de Olivia Lomenech Gill, que ilustrou as páginas do trabalho mais famoso de Newt Scamander.


A edição ilustrada de Animais Fantásticos e Onde Habitam é cheia de criaturas mágicas, algumas delas nunca antes visualizadas. Quando Olivia Lomenech Gill assumiu a tarefa de desenhá-las, a artista decidiu abordar o trabalho como se fosse um livro de referência.

 

"Para mim, era como um bestiário moderno", diz ela, e cita as criaturas estranhas e maravilhosas do famoso livro de História Animal de Conrad Gessner, 1986, como influência. "Quando você vê as interpretações nesses livros medievais, muitas vezes são muito bonitos ou muito estranhos. Eu pensei que não podemos realmente usar essa abordagem para este livro, pois não precisa ser estilizado dessa maneira - eles devem ser criaturas vivas".

 

É verdade que, tirando o Pomorim, muito poucos dos animais nesta edição ilustrada são "doces". O Snallygaster, por exemplo, tem dentes aterrorizantes, e o Esconde-Esconde parece algo que você realmente não gostaria de encontrar em uma floresta escura. E os dragões, como este Negro das Ilhas Hébridas, são adequadamente imensos e intimidantes.

Ilustração de um dragão negro das ilhas Hébridass da nova edição de Animais Fantásticos e Onde Habitam.
 

"Sempre fui interessada em animais, mas não fui incentivada a desenhar muitos deles", continua Olivia, "então, quando eu comecei a trabalhar, fui a esses livros antigos e queria manter uma ideia deles. O processo de gravura em cobre é muito bom, pois tem uma sensação de antiquário sobre isso. Você está ciente de que você não pode fazer o mesmo tipo de coisa em cada página, pois você precisa ter um fluxo e um ritmo para o livro, um pouco de espaço para respirar".

 

Olivia diz que trabalhou para fazer animais vivos, o que (obviamente) é bastante difícil quando as criaturas mágicas não existem. Mas alguns dos habitantes do livro de Newt são uma liga de animais reais, e isso significava que ela tinha um ponto de partida - como com o Hipogrifo.

Ilustração de um Hipogrifo da nova edição de Animais Fantásticos e Onde Habitam.


"Sobre as colinas próximas a nós [em Northumberland], temos Kielder Water, um homem fantástico com um centro de aves de rapina. Ele me permitiu ter um contato muito próximo com os pássaros, então eu consegui desenhar a águia do mar, que era o modelo muito próximo para o Hipogrifo. Eles são criaturas tão incríveis. E eu não acho que as pessoas percebam o tamanho das garras!"

 

Hipogrifos, obviamente, apareceram nos filmes de Harry Potter, mas Olivia não usou esse projeto, ou mesmo as criaturas do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, como inspiração para este projeto. (Embora admita que, quando viu uma foto de Bicuço, ficou desapontada com o fato de suas garras serem muito pequenas - Draco pode estar em desacordo.)

Ilustração de um hipocampo da nova edição de Animais Fantásticos e Onde Habitam.


Outras criaturas legais na edição ilustrada incluem um maravilhoso Pumaruna, um assustador Basilisco (baseado no design geométrico que o filho de Olivia encontrou em um punho de espada em um livro de arsenal japonês), e uma Quimera descansando na cabeça decapitada de uma estátua clássica.

 

"A Quimera era a qual eu estava realmente presa no início", diz Olivia. "Eu pensei:" Oh, isso vai ser muito difícil". Como você mostra a destruição disso, sem ser muito horrível, sangrento e assustador? Então usei uma metáfora [com a cabeça decapitada]".

 

Algumas criaturas não são tão fáceis de ver, como o Cava-Charco, habilmente disfarçado de brejos. "Com algumas das fotos, perguntei se tinha de incluir o animal, porque se eles são difíceis de detectar...", ela sorri. "Eu gostei da ideia de pessoas olhando o livro por anos e nunca encontrando! Mas isso é apenas malvado".

Ilustração de um Grindylow da nova edição de Animais Fantástico e Onde Habitam.


Então, agora o livro está terminado, o que Olivia pensa que Newt Scamander diria de suas ilustrações? "Eu me fiz essa pergunta", ela pensa. "O que ele pensaria? Espero que ele esteja satisfeito!"

 

Você pode comprar seu exemplar de Animais Fantásticos e Onde Habitam Ilustrado aqui.

 

Eu já comprei a minha edição e em breve faremos um review desse lindo exemplar